Família Bulcão > história da família

Site criado em 22/11/2010
http://www.familiasdobrasil.com.br/bulcao
Plano: Pacote Ilimitado - Validade indeterminada
Fundador: Marcelo de Souza Lerina
Casal raíz: João de Araújo de Aragão Bulcão (1834) e Augusta Emília Moniz de Aragão Bulcão (1842)
Local de referência: São Francisco do Conde (BA) e Lavras do Sul - RS - Brasil

44 membro(s) cadastrado(s)

 

 

Dr. JOÃO DE ARAUJO DE ARAGÃO BULCÃO. Neto de Joaquim Inacio de Sequeira Bulcão – 1º Barão de São Francisco (1768) e de D. Joaquina Maurícia de São Miguel de Aragão. Filho do Capitão-mór José de Araújo de Aragão Bulcão – 2º Barão de São Francisco (1798) - e D. Ana Rita Marinho Cavalcanti de Albuquerque, baronesa de mesmo título.

Nascido na freguesia de Nossa Senhora do Monte do Recôncavo , no Município de São Francisco do Conde, na Bahia, em 2 de Setembro de 1834. Engenheiro em Ciências Físicas e Naturais pela Escola Politécnica de Paris, França em 1858.

Agricultor e senhor dos Engenhos de açúcar denominados de “Baixo”, “Petinga” e “Querente” situados nos Municípios de São Francisco do Conde e Salvador.
Foi Vereador e Presidente da Câmara Municipal de São Francisco do Conde no período de 1881 e 1882, realizando obras de grande vulto e utilidade como o calçamento das ruas do distrito sede, o qual foi conservado até 1947, quando foi substituído pelo atual de paralelepípedos rejuntados a cimento.

Casado em 1859 com sua prima D. Augusta Emilia Moniz de Aragão Bulcão, filha de seu tio paterno Joaquim Inácio de Araujo Bulcão, Barão de Matoim, e de D. Emília Augusta Ferrão Moniz Barreto de Aragão, Baronesa do mesmo título.

Faleceu na freguesia do seu nascimento em 25 de Novembro de 1894.

AUGUSTA EMILIA MONIZ DE ARAGÃO BULCÃO, Neta de Joaquim Inacio de Sequeira Bulcão – 1º Barão de São Francisco (1768) e de D. Joaquina Maurícia de São Miguel de Aragão. Filha de Joaquim Inácio de Araujo Bulcão - Barão de Matoim (1804) - e de D. Emília Augusta Ferrão Moniz Barreto de Aragão, Baronesa do mesmo título.
Nascida na freguesia da Nossa Senhora da Encarnação de Paçé, da Capital da Bahia, em 19 de Agosto de 1842, casada em 1859 com seu primo Dr. João de Araujo de Aragão Bulcão.
Falecida na ilha de Madre de Deus, então pertencente à Vila de São Francisco da Barra de Sergipe do Conde, atual cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, em 16 de Setembro de 1922, sendo sepultada na Capela do Engenho São Miguel das Almas.

Tiveram os seguintes filhos: - Emília Augusta e João (falecidos menores), José, Emília Augusta, Augusta Emília, Inácio, Rodrigo, João, Francisco, Baltazar e Manoel.

Os filhos João e Manoel casaram com duas irmãs da família Luchsinger de Rio Pardo, RS e foram morar em Lavras do Sul, RS e os seus decendentes são o foco principal deste site, porém iremos publicar informações sobre a história da Família Bulcão no Brasil e de seus personagens, mesmo não sendo dos descendentes dos casais de Lavras do Sul-RS.

Dr. João  de Araújo de Aragão Bulcão, nascido na freguesia de Nossa Senhora do Monte do Recôncavo no Município de São Francisco do Conde, na Bahia, em 16 de outubro de 1874. Doutor em Medicina, fixou residência em Lavras do Sul, RS, onde foi prefeito e dedicou-se à clínica médica. Casado em 11 de março de 1899 com D. Luiza Luchsinger, teve os seguintes filhos: João, Carlos (falecido menor), Augusto, Carmen, Carlos (falecido menor), Oscar, Celeste, Breno, Lauro, Gelsa, José.

Manoel de Araújo de Aragão Bulcão, nascido na freguesia de Nossa Senhora do Monte do Recôncavo no Município de São Francisco do Conde, na Bahia, em 20 de novembro de 1882. Farmacêutico em Lavras do Sul, RS, casou-se com Georgina Luchsinger em 20 de maio de 1908. Faleceu em 22 de maio de 1961 e teve os seguintes filhos: Maria (falecida menor), Lúcia, Lícia, Luiz Antônio, Luy Augusto.


Patrocinadores da família
+ Agro Máquina Usada
+ Flor de Quintal
Apoiadores da família
+ Leticia Lionello de Azevedo
+ Marcelo de Souza Lerina
+ Prof. Dr. Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira