Família Bulcão > artigos

Site criado em 22/11/2010
http://www.familiasdobrasil.com.br/bulcao
Plano: Pacote Ilimitado - Validade indeterminada
Fundador: Marcelo de Souza Lerina
Casal raíz: João de Araújo de Aragão Bulcão (1834) e Augusta Emília Moniz de Aragão Bulcão (1842)
Local de referência: São Francisco do Conde (BA) e Lavras do Sul - RS - Brasil

51 membro(s) cadastrado(s)

 

 

 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Bulcão Ilustre - Lauro Luchsinger Bulcão

    Nasceu em Lavras do Sul, em 15 março de 1912, filho de de JOÃO DE ARAUJO DE ARAGÃO BULCÃO - 16/10/1874 a 15/06/1962. Casado com Luiza Luchsinger (falecida em 28/09/1955). João de Araújo de Aragão Bulcão, médico Baiano, foi convocado para vir ao Sul, serviu em Rio Pardo-RS. Em sua permanência naquela cidade conheceu a jovem Luiza Eichenberg Luchsinger, iniciando o namoro e, em pouco tempo, casaram-se. Foram residir em Lavras do Sul, a convite de diversos Vereadores, pois naquela época não havia médicos na região. E foi ali que ele construiu sua numerosa família. Seu filho Lauro, estudou em Porto Alegre desde o ginásio até formar-se em medicina, clinica geral. Em maio de 1935, o jovem médico resolveu vir para São Sepé. Hospedou-se no Hotel Ideal, na Praça das Mercês. Em seguida alugou um consultório, próximo ao hotel, que era do doutor José Luiz Ferreira.

    Em setembro daquele ano, conheceu Raquel Brum. Casaram-se em 18 de novembro de 1936 e passaram a residir na casa de seu sogro, Nelson da Silva Brum. Tiveram quatro filhos: Amilcar, Maria Luiza, Hamilton (também médico) e Jorge Luiz. Em 1947, Lauro Bulcão foi eleito prefeito do município, com expressiva votação, governando até 1951.

    Em 1949, com mais dois companheiros, fundou a empresa Arrozeira Sepeense S/A, hoje, uma das maiores e mais sólidas empresas da região, apoiadora e incentivadora da cultura. Em sua curta passagem pelo município, sempre dedicou-se a prestar serviços médicos. Faleceu em 24 de março de 1958, com 46 anos de idade. Em razão da proximidade dos fatos, muitos sepeenses ainda recordam do Dr. Bulcão – como era mais conhecido – e de sua atuação como prefeito e da presença como médico.

    Dr. Lauro Luchsinger Bulcão, além de ter uma rua com seu nome, também tem uma estátua que fica ao centro da Praça das Mercês, em São Sepé.
     
    voltar

     
     

Patrocinadores da família
+ Agro Máquina Usada
+ Flor de Quintal
Apoiadores da família
+ Leticia Lionello de Azevedo
+ Marcelo de Souza Lerina
+ Prof. Dr. Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira