Família Souza > livro de visitas

Site criado em 02/11/2010
http://www.familiasdobrasil.com.br/souza
Plano: Pacote Ilimitado - Validade indeterminada
Fundador: Marcelo de Souza Lerina
Casal raíz: José Antônio de Souza (Zeca) (1845) e Maria Barcellos (1848)
Local de referência: Estância do Sobrado - Lavras do Sul - RS - Brasil

36 membro(s) cadastrado(s)

 

 

Assine nosso livro de visitas. Clique aqui para participar.

Marcelo de Souza Lerina

Porto Alegre/RS

Caro Ronaldo

O Coronel Miguel Reduzino Meza foi citado brevemente no livro "De Todo Laço - Blau Souza" nas páginas 19 e 23.
Dona Maurícia Silveira Goulart era viúva pela segunda vez e tocava sozinha a administração da sua estância. Hipólito José de Souza, após passar por várias guerras e provações, retornou à Lavras do Sul pronto para começar nova fase de sua vida e constituir família. Ele foi trabalhar na estância de Dona Maurícia como capataz. Tudo ia bem e não foi surpresa quando anunciaram que iriam se casar, isto por volta da década de 1840.

Deste casamento tiveram três filhos, Galvão, José Antônio e Floriana.

Em 1852 ficava pronta a nova casa para abrigar a família crescente. Ficava em uma elevação próxima ao Arroio dos Jacques, conhecido mais adiante como Camaquã do Hilário, um dos afluentes do Rio Camaquã. Em 1877 foi construído um andar superior, o que caracterizou para sempre o lugar como a ESTÂNCIA DO SOBRADO.

Floriana casou cedo com o Coronel Miguel Reduzino Meza.

O Coronel, homem de outras paragens, gostava de Lavras do Sul e ligou seu nome a muitas realizações, tendo sido um dos primeiros conselheiros municipais da terra.
Tanto fez que virou nome de rua. O casal foi viver em Lavras ou na Vista Alegre, onde foi construída uma casa em 1885.

Floriana faleceu e deixou o Coronel viúvo, sem filhos. Recebeu parte da fazendo quando A Dona Maurícia faleceu, como se Floriana fosse viva. O Coronel Meza ficou muito grato aos cunhados Zeca e Galvão e lhes vendeu sua parte, já que voltaria para os seus, longe de Lavras.

Ronaldo Meza

São Paulo

Ola. Sou tataraneto do Coronel Miguel Reduzino Meza que vocês mencionam no site. Agradeceria qualquer informação a respeito dele que vocês tivessem!

Rosane Souza de Souza

Uruguaiana

Olá!
Infelizmente não tenho nunca tive muito contato com os parentes de meu pai que se chamava JOSE LUIS SOARES DE SOUZA, nascido em 06 de julho de 1917, em Dilermano de Aguiar, distrito de Santa Maria, filho de Antonio Joaquim de Souza e Clarinda Soares de Souza, tendo com avós paterno Teodoro Souza Coelho e Amélia Antonia Bastos, sou casada com outro Souza procedente da cidade de Alegrete/Rs.
Gostaria muito de manter contato com os possíveis parentes de meu pai, que teve quatro irmãos Feliciano, Justino e Antonio que eram de Santa Maria e Miguel ou Manuel que era de Porto Alegre/RS.

Patrocinadores da família
+ Agro Máquina Usada
+ Flor de Quintal