Família Souza > artigos

Site criado em 02/11/2010
http://www.familiasdobrasil.com.br/souza
Plano: Pacote Ilimitado - Validade indeterminada
Fundador: Marcelo de Souza Lerina
Casal raíz: José Antônio de Souza (Zeca) (1845) e Maria Barcellos (1848)
Local de referência: Estância do Sobrado - Lavras do Sul - RS - Brasil

31 membro(s) cadastrado(s)

 

 

 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Dona Maurícia
    Trechos retirados do Livro "De Todo o Laço" de Blau Souza, páginas 12 a 14. Neste artigo temos a origem das terras da família Souza em Lavras do Sul e o surgimento de Maurícia, esposa de Hipólito José de Souza.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Hipólito José de Souza
    Trechos retirados do Livro "De Todo o Laço" de Blau Souza, páginas 15 e 16. Neste artigo temos o relato sobre o retorno de Hipólito José de Souza para Lavras do Sul, após as suas muitas peleias.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    O início da Estância do Sobrado
    Trecho retirado do Livro "De Todo o Laço" de Blau Souza, páginas 17 a 19. Neste artigo temos a origem da união de Maurícia e Hipólito José de Souza e a formação da Estância do Sobrado.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Seu Samuel e o Cerro do Tigre
    Samuel foi o segundo filho do casal José Antônio de Souza (Zeca) (1845) e Maria Barcellos (1848). Este artigo foi copiado do Livro "De Todo Laço" de Blau Souza, páginas 248 e 249.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    A primeira geração
    A primeira geração do casal Zeca e Maria Barcellos é composta por 7 filhos que deram origem a uma grande decendência que estamos agrupando neste site.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Ronco do Tigre
    Encontro anual dos descendentes de Samuel e Universina Souza, que tiveram onze filhos, que tiveram seus netos, bisnetos, tataranetos, amigos, achegados, chegados próximos, filhos de coração, testemunhas de suas histórias. Eles vem de todas as partes, de várias cidades, do outro lado da fronteira. São raízes de um casal que soube eternizar o significado da família e do amor ao próximo, seja através da religiosidade presente em todos os momentos ou na comunhão deste grande encontro, que pelo nome tem o legado de ser forte, é o Ronco do Tigre.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Biografia de Blau Fabrício de Souza
    Médico formado em 1965 na UFRGS, especializou em cirurgia cardiovascular. É membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.
    Em 1992, lançou o livro De Todo Laço, por ocasião do centenário de nascimento de seu pai, médico e líder regional. Em 1998, lançou Contos do Sobrado e Outras Histórias. Participou da coordenação dos livros Médicos (Pr)escrevem, desde o primeiro até o quinto.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    História da Família Souza
    SOUZA/SOUSA: Sobrenome de origem toponímica. Rio e Povoação de Portugal. Cortesão tirou, com dúvida, da baixa latinidade Sousa, Saucia, ou Socia, que significaria "Rocha". Sousa [forma documentada no ano de 924], Souza [com z], Socia [documentado em 1088].

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    Família Souza
    Variação geográfica do original Sousa, sobrenome português classificado como sendo um toponímico, deriva do latim Saxa ( Seixos ou rochas ) é também o nome de uma espécie de pombo bravo, no século XI foi registrado como Sausa.Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, traçada até Dom Sueiro Belfaguer, cavaleiro godo que viveu nos primeiros anos do século VIII. Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome, por ser dono do Solar de Souza. Seu 12º neto foi Martin Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização e donatário da capitania de São Vicente.

     
     
 
  • Marcelo de Souza Lerina

    A ORIGEM DO NOME DE FAMÍLIA SOUSA EM PORTUGAL
    O sobrenome Sousa, ou Souza, pertencente a uma das mais antigas e nobres famílias portuguesas, é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica.

    No que diz respeito ao sobrenome Souza, este é variante de Sousa, o qual se originou durante o reinado dos Godos. Um cavaleiro de nome GOMES ECHIGUES, que viveu durante o século XI, foi governador do distrito de Entre Douro e Minho e possuiu o título de SENHOR DE FELGUEIRAS, domínio que adquiriu em 1040. Um de seus filhos, EGAS GOMES DE SOUSA, Senhor de Sousa, Novelas e Felgueiras, foi o primeiro a usar o sobrenome, o que indica que ele residia ou possuía terras no lugar de nome Sousa. Embora Souza e Sousa sejam escritos de forma diferente, considera-se que são apenas grafias distintas para o mesmo nome de família.

     
     

 

Anterior
[1]
Próxima


Patrocinadores da família
+ Agro Máquina Usada
+ Flor de Quintal