Família Belato > artigos

Site criado em 17/01/2012
http://www.familiasdobrasil.com.br/belato
Plano: Pacote Gratuito - Validade indeterminada
Fundador: Francisco de Paula Belato
Casal raíz: Angelo Giuseppe Bellato (1850) e Maria Chinellato di Angelo detta Vanin (1852)
Local de referência: Monsenhor Paulo - Minas Gerais - Brasil
Site fora do portal: http://www.familiabelato.com.br

4 membro(s) cadastrado(s)

 

 

 
  • Moderador do Familias do Brasil

    Belato ou Bellato ?

    É a respeito do fato de alguns descendentes de italianos e, mas especificamente, de ÂNGELO GIUSEPPE BELLATO, o "nonno" escreverem seu sobrenome ou, muito usado juridicamente, o apelido de família: uns com um "L" somente e outros com dois "LL", ou seja: BELATO E BELLATO e, o pior, é que pessoas estranhas à família transmitem, mal informadas, que os BELATO com um "L", de Monsenhor Paulo, são os pobres e os BELLATO com dois "LL" de Campanha, são os ricos.
    Quanta pobreza de espírito dessas pessoas, com as quais os BELATO ou os BELLATO, não têm nenhum parentesco, felizmente.
    Pois bem, o caso é bem simples e muito fácil de entender. Numa das reformas ortográficas da Língua Portuguesa, ocorrida na década de 1930, houve uma notável modificação na maneira de escrever certos nomes, como por exemplo: Rodolpho passou para Rodolfo, Pharmácia passou para Farmácia e assim por diante. Nessa ocasião, meu saudoso irmão Homero Bellato, era aluno da ilustre professora Alice Brasilina de Souza. Em determinada aula, o Homero assinou o nome dele com apenas um "L", mas foi logo advertido por D.Alice de que a reforma era da Língua Portuguesa e que os sobrenomes estrangeiros não poderiam sofrer qualquer alteração. Entretanto, meu cunhado e primo-irmão José Belato Sobrinho, o "Zé Belatinho", que era Oficial Titular do Cartório do Registro Civil de Ponte Alta da Campanha, hoje Monsenhor Paulo, entendeu que deveria escrever o sobrenome com um "L" apenas, inclusive o dele próprio. E, a partir daí, os Registros de Nascimento foram anotados apenas com um "L" e muitos seguiram os seus pais, assinando com dois "LL", como no meu caso.
    Todavia, é bom que fique esclarecido que todos os Belato ou Bellato tem origem nos BELLATI, que é o sobrenome no plural, na língua italiana. Têm origem de antiga família "moglianese" presente na região vêneta, norte da Itália, pelo ano de 1500.
    Vários descendentes da família Bellato receberam o título de CONDE (CONTI), concedido por S.R.A, em seis de maio de 1821 e por Decreto Real, "motu proprio", de 14 de maio de 1890 e RR.LL.PP. de 16 de agosto de 1890. Todos os documentos, oficiais ou não, que vieram da Itália, com relação à família, têm o sobrenome BELLATO, escrito com dois "LL".
     
    voltar